Setembro Amarelo – Por que falar sobre este tema na escola?

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

O trabalho de prevenção ao suicídio, especialmente em escolas e no ambiente familiar, é contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a um ponto extremo não surgem de um dia para o outro. Assim, é interessante que a escola seja um ambiente de formação voltado também à Educação Emocional. Dessa forma, o jovem pode aprender a redimensionar seus problemas, encarar as adversidades da vida e se abrir emocionalmente sem medo de ser julgado.

Para abordar este tema, o Colégio São José realizou nesta semana, a SEMANA DO AMOR! Os alunos do 4° e 5°ano realizaram atividades como: textos, atos concretos de amor ao próximo, cartazes espalhados por todo o ambiente, incentivando o convívio amistoso e prazeroso entre alunos, professores, famílias e funcionários.

Foram propostas lindas que envolveram toda a comunidade escolar e fez com que todos exercitassem o amor ao próximo, reforçando que AMOR pode salvar vidas!

Parabéns aos alunos e educadores por essa linda iniciativa!